Louvores que tocam ao seu coração!

ESCONDE ESCONDE PIQUE ESCONDE





Sem dúvida, essa é umas das mais populares brincadeiras 
de grupo, além de ser muito fácil de se brincar. Inicialmente 
uma pessoa é escolhida para "ir contar". Geralmente essa
 pessoa é escolhida pelo método do 'zerinho ou um' ou 
ainda 'zerinho ou um americano', caso a brincadeira já tenha 
começado e chega um novo participante querendo brincar, a
 pessoa que chegou é quem "vai contar". Depois disse escolhe-se
 uma 'mancha', um local onde as pessoas devem 'bater seu
 nome', pode ser um poste, um lugar na parede, etc. A pessoa 
que vai contar fica na mancha e começa a contar. 
Conta até 31 (Não me pergunte o que faz ser esse número, pois
 não sei), enquanto ela conta (sem olhar para trás) as outras
pessoas se escondem, ao terminar a contagem, a pessoa
 grita: "Lá vou eu!" e sai à procura dos participantes que estão 
escondidos. Ao encontrar alguém, a pessoa que estava 
contando corre de volta até a mancha, deve encostar a mão 
na macha e gritar: "31 fulano", onde fulano é o nome da pessoa. 
Caso a pessoa que foi encontrada consiga chegar primeiro na
 mancha e dizer "31 'seu nome'", ela está 'salva'! As variáveis: 
No fim do jogo, tem-se que escolher
 uma nova pessoa para
contar, as pessoas salvas ficam descartadas, apenas as que
 não conseguiram se salvar é que vão 'concorrer' para ir contar. Há 
crianças que colocam o primeiro que foi encontrado, outras o último
 e há ainda aquelas que tiram 'zerinho ou um' entre as pessoas 
não salvas. Outra variável é um conhecido "31 salve todos", é a
 frase que a última pessoa a ser encontrada deve dizer ao chegar
 na mancha (caso a pessoa que esteja a procura não 
chegue primeiro). Ao dizer essa frase todas as pessoas 
encontradas ficam salvas e quem havia ido contar da vez 
anterior, vai novamente (Isso não é interessante quando se tem
 muitas crianças brincando). Há ainda uma regra que é usada 
entre muitos, que é a de "guardar caixão", onde a pessoa que 
está procurando fica sempre a poucos metros de distância da 
mancha, nesse caso ele é retirado de jogo, pois deve sair a 
procura das pessoas escondidas. Outro fator é não poder dizer
 o nome errado da pessoa que foi encontrada, por isso os vultos 
devem ser ignorados, deve-se ter certeza da pessoa que foi vista. 
Caso o nome da pessoa tenha sido dito errada, ocorre o 
chamado "gorar o ovo"! Quando a pessoa que está 
procurando 'gora o ovo', ela deve ir contar de novo

Variações: há crianças que brincam 'batendo' com "1,2,3 fulano", 
e no lugar de dizer "gorar o ovo", dizem "queimar a panela". Mas 
cada qual tem seu estilo. Aconselha-se, quando tiver muitas 
crianças, a contar até um número mais elevado, 100 por exemplo!



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