Louvores que tocam ao seu coração!

TEATRO PARA O DIA DA BÍBLIA O PRÊMIO




TEATRO    01


Blog de poesiaepecasdeteatro :Teatro Evangélico, Peças de teatro, datas comemorativas, poesias, Poemas,mensagens, TEATRO PARA O DIA DA BÍBLIA 'O PRÊMIO'
TEATRO PARA O DIA DA BÍBLIA
O PRÊMIO
(Para o dia da Bíblia)
péça em 1 ato
PERSONAGENS
LÚCIO, o escritor
HELENA, a irmã de Lúcio
SILAS, amigo de Lúcio
BETE, esposa de Silas

CENÁRIO -  uma sala de residência
INDUMENTARIA - da época atual
ACESSÓRIOS - um caderno, duas canetas e duas Bíblias
   Lucio esta em cena, escrevendo num caderno. Após algum tempo entra Helena.
Helena - Quer cafezinho mano
Lúcio, sem levantar a cabeça - Não Helena, agora não.
Helena, aproximando para ver o que ele está escrevendo - você não perde a mania de manuscrito. Depois de um trabalho enorme para datilografar.
Lúcio, parando de escrever - Você tem razão. Estou mesmo cansado.
Helena – Então porque não escreve diretamente na maquina?
Lúcio – Não consigo, a maquina me deixa sem inspiração. Assim, com os manuscritos posso cortar as palavras que não gosto, inventar outras... (absorto continua a escrever – batem a porta. Helena vai atender e faz entrar Silas e Bete que trazem uma Bíblia)
Helena – Temos visitas, Lúcio. Os amigos Silas e Bete.
Lúcio – Levantando – se para cumprimenta – los – Que surpresa! Vamos, sentem – se! (todos se sentam.)
Silas – Não vamos demorar estamos indo para o culto.
Bete – passamos apenas para uma visitinha rápida
Silas – Como é que vai indo seu novo romance?
Lúcio – sentando – se olhando para o caderno sobre a mesa, coça a cabeça desanimado – As personagens são interessantes mas eu estou muito cansado e desanimado.
Bete – Mas por quê? Você é um escritor conhecido; o publico gosta do que você escreve...
Helena – È o que costumo falar para ele, mas o Lúcio anda meio angustiado ultimamente e pensa que sua obra não tem valor.
Silas – Que é isso amigo? Você é um escritor que...
Lúcio, levantando – se revoltado, corta a frase de Silas – Palavras, palavras!...  Na verdade perco um tempo enorme e não creio que esteja ajudando ninguém, e nem mesmo a mim. Nada vale a pena, nem mesmo viver.
Helena, levantando – se toca afetuosamente o braço do irmão – Mas eu gosto tanto de você escreve, mano.
Por mim... (brinca com o irmão para aliviar a situação.) Você teria o próximo prêmio Nobel.
Lúcio – Ora, Helena, no Brasil temos escritores muito melhor que eu, eles sim merecem esse prêmio.
Bete – Ultimamente o prêmio tem sido dado a escritores cuja obra não é tão boa, e pouquíssima conhecida.
Silas, levantando – se com a Bíblia – Mas meu amigo, não desanime. Conheço escritores valorosos, que mudaram o curso da história, levaram almas para Deus e também não tiveram o prêmio Nobel.Lúcio – surpreso – Que escritores?
Silas, mostrando lhe a Bíblia –Os que escreveram este livro, o mais importante do mundo. (abre a Bíblia.) Veja por exemplo as palavras de Jesus, neste texto tão significativo que marcos teve o privilégio de registrar (Lê Marcos 13.24 a 31). (Bete fica em pé para ouvir a leitura)
Lúcio – Silas, deixe – me ler outra vez (Silas entrega – lhe a Bíblia e Lúcio lê para si mesmo) – Este texto fala da volta de Cristo?
Bete – Sim, e a volta do mestre Jesus esta muito próxima. Vocês não gostariam de aceitar a Cristo para serem também escolhidos naquele dia? Vamos orar para que o Espírito Santo possa esclarecer melhor seus corações. Você ora, Silas.
Silas – “Senhor, nós te louvamos porque mais uma vez as palavras registradas nas Santas Escrituras estabelecem uma ponte preciosíssima entre o homem e Cristo. Nós te pedimos, Pai, que, atravéz das palavras que acabamos de ler nesse livro, haja salvação nesta casa. Em nome do teu Filho Jesus é que oramos. Amém.”
Lúcio, sensibilizado – Silas, eu já li uma infinidade de livrose nunca encontrei alívio para minha angustia.
Nunca ache palavras de esperança real para a humanidade. Mas hoje vejo que um livro como a Bíblia pode mudar de fato a nossa vida. Eu... Quero aceitar a Cristo, meu coração deseja ardentemente a Salvação.
Bete, muito feliz – Que alegria Lúcio! E você minha amiga?
Helena – Eu também aceito a Jesus. Não há outro caminho para o Céu.
Slias – Mas uma vez se cumpre a vontade de Deus. Estou realmente muito feliz!
Bete, alegremente – iremos todos a igreja esta. Vocês são nossos convidados especiais.
Silas – E hoje o culto é festivo; comemoraremos o dia da Bíblia.
Lúcio, com suave sorriso – O livro que não ganhou o prêmio Nobel...
Bete – Mas já levou multidões incontáveis à presença de Deus!!
Helena, apanhando o caderno sobre a mesa – Bem vamos então guardar o seu material de trabalho, meu irmão: agora vamos à igreja.
Lúcio – Sim retomarei o trabalho quando voltar – mos... Quem sabe com novos rumos para meus livros.
Silas, sorrindo – Você terá novos rumos, com certeza meu amigo.
Lúcio, pensativo – Helena, traga aquela Bíblia que era da mamãe. (Sorridente Helena sai com o caderno.)
Bete – Helena parece feliz, e você também Lúcio.
Lúcio – Sinto – me como se tivesse acabado de nascer.
Helena, voltando traz a Bíblia – Aqui esta, vamos leva – lá para o culto. (Em boca de cena.) nós jamais usamos esta Bíblia... Se mamãe fosse viva, estaria muito feliz com a nossa decisão. Ela era uma crente fiel e sempre orou por nós.
Silas – Vamos?
Todos, sorridentes, dirigem – se a platéia – Feliz dia da Bíblia, que atravéz dela Deus fale com você.
Musica especial
Fim
(este texto foi extraído do livro Jograis e Representações e Evangélicas, de: Maria José Resende).









Comentários

Obrigado por ter chegado até aqui! Se você gostou do nosso site,deixe aqui os seus comentário.

E que Deus vos abençoe!

Anterior Proxima Página inicial
 
Design by Template