Louvores que tocam ao seu coração!

INTOLERÂNCIA À LACTOSE: CUIDADOS COM A ALIMENTAÇÃO


Intolerância à lactose: cuidados com a alimentação

artigo_cooperado
Após consumir leite ou seus derivados, algumas pessoas podem sentir dor abdominal, náuseas, desconforto, diarreia e gases. Em geral, tais sintomas são percebidos como um simples mal-estar, típico de estômago sensível.
Se o incômodo aparecer num período entre meia hora e duas horas após o consumo de algum produto lácteo, deve-se procurar auxílio médico, pois pode significar intolerância à lactose – uma rejeição do organismo ao leite e seus derivados.
Essa intolerância é resultado da falta da enzima lactase, produzida no intestino delgado, que tem a finalidade de decompor o açúcar do leite em carboidratos, para a sua melhor absorção.
“Com a deficiência ou ausência dessa enzima, a digestão da lactose torna-se difícil e chega ao intestino grosso inalterada, sendo fermentada por bactérias, produzindo assim ácido láctico e gases”. Patrícia Modesto nutricionista clínica do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).
Além disso, a presença de lactose no intestino grosso aumenta a retenção de água, podendo causar diarreia e cólicas.
A diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite: “A alergia é uma resposta do sistema imunológico a algum componente do alimento. A intolerânciatrata-se de uma reação adversa que envolve a digestão ou o metabolismo, mas não o sistema imunológico”.

Colaboração: José Eduardo Prado de Moura | CRQ 044.422.84
Gerente Industrial da Serramar


Conheça mais sobre o leite Serramar Freelac

serramar_027
Leite Pasteurizado Homogeneizado Integral Freelac (Baixo Teor de Lactose)
Freelac é o primeiro leite pasteurizado do Brasil com baixo teor de Lactose, proporcionando aos intolerantes à lactose o prazer de consumir leite fresco, saboroso e nutritivo, sem os incômodos que a ingestão de produtos com lactose podem causar.
O leite de vaca, assim como todos os outros leites de origem animal, contém em média 5 gramas de lactose por cada 100 ml de leite. Assim, um copo de leite (200 ml) contém 10 g de lactose.
Freelac tem redução de mais de 90% no teor de lactose, apresentando somente 0,9g/200ml.

Ingredientes: Leite, enzima lactase

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Porção de 200 ml (1 copo)


Quantidade por porção%VD (*)
Valor Energético113 kcal = 475 kJ6
Carboidratos9,0 g3
Açúcares9,0 g(**)
Glicose4,5 g(**)
Galactose4,5 g(**)
Lactose0,9 g(**)
Proteínas6,0 g8
Gorduras Totais6,0 g11
Gorduras Saturadas3,6 g16
Gorduras Trans0 g(**)
Fibra Alimentar0 g0
Cálcio240 mg24
Sódio100 mg4
(*)% Valores Diários de referência com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.(**) Valor Diário não estabelecido.


Biscoitos, barrinhas, salgadinhos: prazer sem lactose

01_bicoitosebarrinhas (2)
A Serramar já garantiu na sua mesa o primeiro leite pasteurizado sem lactose. Mas nem só de leite vive um lanche ou café da manhã.  Por isso, a Serramar separou algumas dicas, para sua mesa ficar farta de sabor e nutrição, mas sem lactose.
A Mãe Terra produz cookies sem lactose, para comer com os olhos e a boca. O de chocolate é um dos líderes de mercado nesse segmento. A Jasmine também oferece esses biscoitos sem lactose, com a vantagem de serem integrais e orgânicos. Os de Amaranto são a grande novidade do momento.
A Bio Brasil oferece barrinhas de cereais, também sem lactose. E, como não poderia deixar de ser, com sabores tipicamente brasileiros: açaí, acerola, cupuaçu e goiaba. Qual é o seu estilo?
Aguarde outras dicas!


O diagnóstico da intolerância à lactose

03_diagnóstico
Se mais ou menos uma hora após as refeições você frequentemente sente náuseas, dor abdominal e gases, pode ser que você tenha desenvolvido intolerância à lactose, ou seja, uma dificuldade de digerir o açúcar do leite.
Isso significa dizer que, diferentemente do que pensa a maioria das pessoas, a genética não é a única causa dessa intolerância. Muito pelo contrário. É muito normal que, com o passar do tempo, ocorra uma diminuição da produção da lactase em qualquer adulto.
Há, ainda, a intolerância à lactose provisória, que ocorre como consequência de uma doença ou alteração, como a diarreia intensa e longa, durante a qual células que produzem lactase são mortas.
Existem três métodos para fazer o diagnóstico da intolerância à lactose. O primeiro é o teste de  intolerância à lactose, no qual o indivíduo recebe altas doses de tal substância em jejum e, depois, tira sangue para medição da quantidade de glicose no sangue.
Os outros meios são menos invasivos, como o teste de acidez nas fezes, realizado como um exame de fezes tradicional.  Por fim,  há o teste de hidrogênio na respiração, no qual o hálito da pessoa é analisado pelo médico, em intervalos de 15 a 30 minutos, após a ingestão da lactose. Se esse nível subir é porque houve uma digestão incorreta da lactose.
A intolerância à lactose não tem cura, mas já há produtos sem lactose no mercado, como o leite Freelac Serramar, que garante a ingestão do cálcio, sem os problemas causados pela lactose.
Entre e confira 
http://www.serramar.coop.br/blog/category/mae_filho/freelac/

Comentários

Obrigado por ter chegado até aqui! Se você gostou do nosso site,deixe aqui os seus comentário.

E que Deus vos abençoe!

Anterior Proxima Página inicial
 
Design by Template