Como Reconhecer Intolerância ao Glúten
Criado por Rafael Bemerguy, claudio
Os médicos estimam que 1% da população tenha a doença celíaca, que é a lesão do intestino delgado causada por uma reação alérgica grave ao glúten de trigo. O glúten é uma proteína encontrada no trigo e em produtos derivados do trigo. Mesmo as pessoas que não têm a doença celíaca podem apresentar reações do sistema imunológico intestinal por causa do glúten, e os médicos acreditam que cerca de 10 por cento da população pode ter uma sensibilidade ao glúten. Embora não exista teste médico algum para intolerância ao glúten atualmente, é possível tomar várias medidas para reconhecê-la em seu corpo e começar a buscar um futuro mais saudável.
Parte 1 de 3: Sintomas Imediatos
-
1Preste atenção ao seu nível de energia depois de comer alimentos que contenham glúten. Ocasionalmente, os níveis de energia podem ser ligeiramente afetados após consumir uma grande refeição, enquanto o seu corpo trabalha para digerir os alimentos.
- Como o organismo das pessoas intolerantes ao glúten tem de trabalhar mais para tentar combater os efeitos deste no sistema digestivo, eles geralmente sentem fadiga depois de comer.
- Ao contrário da letargia ocasional que pode ocorrer ao longo do tempo, as pessoas que sofrem de intolerância ao glúten podem ficar completamente esgotadas após as refeições.
-
2Examine o seu estado mental e emocional depois de comer trigo ou produtos que contenham trigo. Muitos indivíduos que sofrem de intolerância ao glúten se queixam de irritabilidade depois de comer.
- A irritabilidade pode estar relacionada à fadiga ou pode ocorrer como resultado de se sentir de modo semelhante à forma que alguém se sente quando está com um resfriado ou gripe.
- Algumas pessoas com intolerância ao glúten relatam ter uma "mente nebulosa" logo depois que comem. Em outras palavras, elas perdem a sua linha de pensamento facilmente e acham difícil se concentrar.
-
3Observe quando dores de cabeça se desenvolvem após uma refeição. Sintomas de dor de cabeça não são específicos, e estas podem ser parecidas com dores de cabeça comuns, ou com as causadas por enxaquecas ou pela tensão. Embora não haja um tipo específico de dor de cabeça associado à intolerância ao glúten, o padrão é que a dor de cabeça ocorra dentro de 30 minutos até uma hora após a ingestão para muitos indivíduos.
-
4Observe as mudanças em suas extremidades. Muitas vezes, as pessoas com intolerância ao glúten sentem dores nas juntas, e às vezes sentem dormência ou formigamento nos braços e pernas.
-
5Preste atenção aos sintomas associados com uma pobre saúde digestiva. Embora as pessoas com sensibilidade ao glúten tendam a ter mais sintomas não gastrointestinais que as pessoas com doença celíaca, elas podem ainda sentir desconforto gastrointestinal. Depois de uma refeição, podem apresentar inchaços, gases, diarreia, constipação e dor de estômago.
Parte 2 de 3: Sintomas de Longo Prazo
-
1Observe as suas mudanças de peso. A sensibilidade ao glúten está mais notavelmente associada à perda de peso, mas a intolerância pode também resultar em ganho de peso inexplicável ao longo do tempo.
-
2Preste atenção a mudanças prolongadas no estado mental. O aparecimento de depressão, alterações comportamentais ou flutuações de humor podem ser causadas por intolerância ao glúten. Inclua todos os detalhes associados a seus sintomas mentais, incluindo a gravidade dos seus sintomas e quantas vezes eles ocorrem.
-
3Mantenha anotações detalhadas sobre quaisquer erupções que se desenvolvam, incluindo o eczema. Fotografe a erupção, se possível, e meça sua circunferência se ela estiver em um ponto localizado. Faça as seguintes notas:
- Descreva a aparência e as características da erupção. É levantada, plana, circular ou manchada? Você percebe bolhas?
- O que você sente com a erupção? É coceira, dor ou inflamação?
- Quais as condições a tornam pior? Em outras palavras, roupas apertadas, banhos quentes ou umidade tornam a erupção mais irritante?
-
4Registre problemas de saúde da mulher, tais como ciclos menstruais irregulares, tensão pré-menstrual (TPM), cólica menstrual severa, aborto e infertilidade. Alguns médicos investigam rotineiramente a possibilidade de uma sensibilidade ao glúten em casais que estão tentando ter filhos sem sucesso e sofrem de infertilidade inexplicável.
Parte 3 de 3: O que fazer
-
1Faça uma consulta com o seu médico para descartar a doença celíaca e a alergia ao glúten. Estas são duas doenças graves que podem causar complicações a longo prazo para a saúde se não tratadas.
- Alergia ao glúten: Os sintomas incluem coceira, inchaço e irritação ao redor da boca, erupção cutânea, urticária, congestão nasal e coceira nos olhos, cólicas, náuseas, vómitos ou diarreia, dificuldade respiratória e anafilaxia. As alergias ao glúten são mais comuns em crianças e geralmente são superadas aos 5 anos de idade. Um teste cutâneo ou um exame de sangue pode identificar estas alergias.
- Doença celíaca: A doença celíaca é uma reação do sistema imunológico que destrói progressivamente as vilosidades de absorção de nutrientes no intestino delgado. Seu corpo pode não absorver os nutrientes adequadamente, e seu intestino delgado pode se tornar permeável, o que significa que seu conteúdo vaza em seu intestino. A doença celíaca pode ser identificada com um exame de sangue e uma biópsia intestinal.
- Se ambos os testes forem negativos e você suspeitar que possa ser sensível ao glúten, uma intolerância pode ser a causa subjacente.
-
2Fale com o seu médico e pergunte sobre os testes de diagnóstico que podem detectar condições relacionadas à intolerância ao glúten. Embora não seja possível confirmar a sensibilidade ao glúten com os testes, estes podem confirmar a presença de algumas condições que ocorrem geralmente como resultado de intolerância ao glúten. Algumas condições relacionadas incluem:
- Baixos níveis de ferro
- Gordura nas fezes
- Saúde bucal deficiente devido à desnutrição
- Absorção de cálcio pobre
- Retardo de crescimento em crianças
-
3Elimine todos os alimentos que contenham glúten de sua dieta por 2 a 4 semanas. Fique atento(a) a fontes ocultas de glúten em molhos para saladas, temperos, sopas, molhos e até mesmo cosméticos. Mesmo vitaminas e suplementos podem conter glúten. Sempre verifique rótulos de ingredientes de todos os produtos alimentares e cosméticos.
-
4Mantenha um diário de sintomas para anotar todas as mudanças que ocorrerem ao longo da dieta. Reveja todas as páginas com os sintomas e observe se algum dos sintomas listados melhorou ou desapareceu desde a eliminação de glúten de sua dieta.
-
5Reintroduza o glúten em sua dieta após o período de eliminação terminar. Preste atenção em como você se sente quando começar a comer glúten novamente. Se os sintomas que desapareceram depois de você eliminar o glúten de sua dieta agora voltaram e estão piores com ele novamente presente em sua dieta, sua intolerância pode ter sido confirmada.
- 6Elimine o glúten de sua dieta de forma permanente, uma vez que você tenha descoberto uma potencial intolerância a ele. Para corrigir as condições que se desenvolvem como resultado de uma intolerância ao glúten, você vai precisar para eliminar a causa, e não apenas tratar os sintomas.
- Substitua os alimentos que contenham glúten tais como o trigo, a cevada, o centeio, a semolina e a espelta por alimentos semelhantes que não contenham glúten, tais como a araruta, a farinha de amendoim, a quinoa, a farinha de arroz e a farinha de soja. Experimente estas dicas do edn Instituto Nacional de Saúde (página em inglês) para saber o que você pode e não pode comer.
- Ao contrário de uma alergia ao glúten, que pode eventualmente melhorar ao longo do tempo, uma intolerância geral ao glúten é uma condição permanente na maioria dos casos.
Dicas
- Os sintomas de intolerância ao glúten podem ser agravados pela gravidez e pelo estresse de parto, por doenças, infecções e cirurgias.
- Só porque um produto é rotulado como "sem glúten" não significa que o produto seja bom para você. Além disso, ingerir alimentos sem glúten não é uma maneira garantida de perder peso.
Avisos
- Se não tratada, a sensibilidade ao glúten fica associada não só a distúrbios reprodutivos em mulheres, mas também a transtornos de autoimunidade, câncer, osteoporose intestinal e doença hepática.
- Nunca inicie uma dieta de eliminação para o seu filho sem antes consultar o seu pediatra. Ele ou ela vai querer primeiramente descobrir uma possível doença celíaca ou alergia ao glúten. Se o(a) médico(a) acredita que o seu filho pode se beneficiar de uma dieta de eliminação, ele ou ela irá fornecer instruções adequadas e supervisão contínua durante todo o processo.
Materiais Necessários
- Diário para registrar refeições e sintomas.
- Dieta livre de glúten
http://pt.wikihow.com/Reconhecer-Intoler%C3%A2ncia-ao-Gl%C3%BAten
Comentários
Obrigado por ter chegado até aqui! Se você gostou do nosso site,deixe aqui os seus comentário.
E que Deus vos abençoe!